O Gabinete de Estudos Neurofisiológicos existe desde 1997 dedicando-se nessa altura à ELETROENCEFALOGRAFIA.
Desde o inicio considerou a inovação tecnológica como um dos seus pilares fundamentais, sendo desde logo uma das primeiras unidades de Electroencefalografia a substituir o analógico pelo digital informatizando toda a informação recolhida.
Em 1998 alargou a sua actividade à ELECTROMIOGRAFIA, na altura sem instalações próprias mas colaborando com a Clinor (Clínica de Neurofisiologia do Norte - Braga e Viana do Castelo) sendo os exames efetuados pela atual sócia gerente - Drª. Maria Jose Teixeira.
Em 2001 foram dados dois passos importantes no seu desenvolvimento futuro:
I) Instalações próprias na Av. França nº 20 - 4 andar - Porto
II) A contratação da primeira funcionária administrativa - Maria Helena Pinto (que se mantém como colaboradora imprescindível do Gabinete).
Tornou-se então necessário alargar o quadro médico, tendo sido efetuados os primeiros acordos com médicos especialistas, passando a incluir, a Drª. Concepcion Iglesias, Médica Neurofisiologista que nos últimos 18 anos tem sido um elemento fundamental do quadro médico do Gabinete.
Os anos seguintes constituíram uma fase de expansão, muito importante no desenvolvimento do GEN.
A atividade na ZONA NORTE alargou-se de Penafiel ao Porto, passando por Paços de Ferreira, Trofa, Braga, Viana do Castelo, Felgueiras, Santo Tirso, Guimarães, Famalicão, Paredes ,Vizela e Lamego.
Iniciou-se a atividade na ZONA CENTRO com colaboração em unidades de Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Aveiro, Coimbra, Viseu e Leiria.
Surgiu depois a possibilidade de colaboração no FUNCHAL a que se seguiu a expansão para a ZONA SUL em Portalegre, Évora, Setúbal, Aljustrel e Faro. Ficou assim constituído o essencial da amplitude nacional que o Gabinete de Estudos Neurofisiologicos mantém.
Esta evolução acompanhou-se do alargamento na prática clínica diária às novas técnicas que hoje integram a Neurofisiologia Clínica nomeadamente os potenciais evocados (sensitivos, visuais, auditivos e solo pélvico) e os estudos de sono.
O aumento das solicitações clínicas, tornou necessário alargar o quadro médico com múltiplos Neurofisiologistas participando neste crescimento, com destaque para o Dr. José Luis Gamero Telo (colaborador desde 2009) e para os Professores Imre Szirmai (falecido em 2018) e Anita Kamondi (colaboradora desde 2010) que com o seu contributo foram fundamentais no desenvolvimento não só quantitativo mas principalmente qualitativo do Gabinete.
O alargamento do quadro médico naturalmente foi sendo acompanhado de contratação dos Técnicos de Neurofisiologia imprescindíveis, sendo o Daniel Pinto o mais antigo nesta atividade (em funções desde 2012), também representando a dedicação dos diferentes membros da equipa.
A estrutura Administrativa teve também que ser ampliada passando desde 2005 a incluir a Ana Sofia Barranha, cujas funções se foram ampliando e sobre quem recai grande parte do trabalho de informática e da contabilidade do Gabinete, e do Bruno Sousa, importante membro desde 2011 com uma atividade diversificada própria e de apoio a todos os colaboradores.
Com o início da colaboração com o Hospital CUF-PORTO ocorreu o mais recente marco na evolução do Gabinete, que em 2015 aqui centralizou toda a sua atividade, integrando-se na equipa das Neurociências deste hospital alargando a sua atividade aos cuidados intensivos e assegurando adicionalmente todos os cuidados da área da Neurofisiologia Clínica das Unidades CUF Norte, com a atual equipa médica.
Contate-nos para informações, assuntos clínicos e parcerias.
Telefone: +351 226 066 305
Telemóvel: +351 916 899 544
E-mail: geral@gen-neurofisiologia.pt